Identidade do Profissional da Educação Especial: construção na escola indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49701

Palavras-chave:

Identidade Profissional, Educação Especial, Inclusão.

Resumo

Esta análise é resultado de um trabalho acadêmico vinculado ao programa de pós-graduação em educação com a linha de pesquisa da educação intercultural. Nesta perspectiva se intitulou “Identidade Profissional do Professor que atua na Sala de Recurso Multifuncional: um estudo a partir de uma escola indígena em Roraima”, com objetivo de Analisar o processo de construção da identidade profissional do professor da Sala de Recurso Multifuncional que atua no contexto da escola indígena em Roraima. A pesquisa foi realizada em parceria com um grupo de professores e chefes de divisões da Secretaria Estadual de Educação – SEED, de abordagem qualitativa, a mesma compreendeu pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise documental. Observa-se que a identidade do profissional da Educação Especial que atua na escola indígena é constituída de elementos advindos do contexto pessoal, coletivo e da experiência educativa. Entretanto, deve-se considerar a cultura de cada docente indígena.

Biografia do Autor

Selma Maria Cunha Portela, Universidade Estadual de Roraima

  • Professora da rede pública de ensino municipal e estadual de Roraima;
  • Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva;
  • Mestre em Educação Pela UERR/IFRR;
  • Atua na modalidade de Educação Especial há cico anos.

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Publicado

10-05-2020

Como Citar

Portela, S. M. C., & Silva dos Santos, R. B. (2020). Identidade do Profissional da Educação Especial: construção na escola indígena. Revista Teias, 21(61), 93–116. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49701

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia