A universidade em regiões amazônicas: pesquisa, ensino e mudança social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49698

Palavras-chave:

universidade, amazônia, discurso, poder.

Resumo

A universidade tem seu papel discutido na atualidade e demandas diversas lhe são dirigidas, gerando desafios para sua consolidação como ator social. No caso da região amazônica os desafios são envoltos por dinâmicas sociais pautadas pela desigualdade, históricos de silenciamentos e discursos legitimadores do exercício do poder. O presente artigo discute estes temas a partir da investigação sobre o papel que a Universidade do Estado do Mato Grosso desenvolveu entre 2006 e 2019 na região da Amazônia mato-grossense por meio de programas de pesquisa e projetos de ensino engajados com a realidade de grupos menos favorecidos. O estudo é de base sociológica e dialoga com perspectivas da análise do discurso e da educação. Como resultado conclui-se que o papel e atuação da universidade depende de condições internas e externas, exigindo análise de conjuntura.

Biografia do Autor

Lucio Jose Dutra Lord, Universidade do Estado do Mato Grosso

Pós-doutor em Educação, Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Educação, Sociólogo e Advogado. Professor Adjunto em Sociologia na Universidade do Estado do Mato Grosso e professor dos Programas de Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

Lord, L. J. D. (2020). A universidade em regiões amazônicas: pesquisa, ensino e mudança social. Revista Teias, 21(61), 55–67. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49698

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia