Dilemas na implantação da educação superior pública em uma IFES na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49687Palavras-chave:
educação superior, formação de professores, história da educação, Amazônia.Resumo
Os desafios educacionais para a efetivação da educação escolar são diversificados e exigem esforço coletivo para serem compreendidos. Esse estudo trata de alguns dos dilemas que estiveram presentes no processo de implantação do curso de pedagogia em Santarém, cidade localizada no interior da Amazônia brasileira. Traz uma abordagem histórica das primeiras ações da Universidade Federal do Pará – UFPA, durante a década de 1970, fora da capital, onde havia sido implantada ainda na década de 1950. Contextualizando as ações extensionistas e de ensino daquela Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) relativas à formação de professores, como um dos mais instigantes desafios na/da região de atuação da UFPA. O curso de pedagogia foi uma espécie de desbravador da interiorização do ensino superior público em Santarém e em outros locais da Região. E no caso do município objeto desse estudo, representa o mais importante precedente histórico da criação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, a primeira instituição de ensino superior federal criada fora de uma das capitais da Amazônia.
Palavras-chave: educação superior; formação de professores; história da educação; Amazônia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.