Contribuições dos estudos críticos sobre relações étnico-raciais ao campo da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49670

Palavras-chave:

Estudos críticos, Relações étnico-raciais, Conceitos, Educação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de explorar conceitos e pesquisas oriundos dos estudos críticos sobre relações étnico-raciais (em especial das Ciências Sociais) e verificar como eles podem ser mobilizados no campo da Educação. A análise parte da discussão dos conceitos de raça e racismo para analisar os conceitos de: racismo institucional; racialização; preconceito racial de origem e preconceito racial de marca. Discute a eclosão dos conceitos, as proposições de autoras/es que os formularam, as disputas e contradições apresentadas na literatura sobre seu uso, suas potencialidades ou limites para a pesquisa no campo da educação. Conclui que os conceitos de racismo institucional e de racialização são ferramentas conceituais consistentes e bastante relevantes para a pesquisa em educação das relações étnico-raciais no Brasil. Em relação ao “preconceito racial de origem” e “preconceito racial de marca”, sua análise auxilia na compreensão dos processos de construção e algumas especificidades do racismo no Brasil.

Biografia do Autor

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (UFPR), professora de  Educação das Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Espírito Santo e vinculada aos Programas de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e em Educação (PPGE) do Centro de Educação da UFES.

Paulo Vinicius Baptista da Silva, Universidade Federal do Paraná

Pesquisador do CNPQ, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade (PPGE-UFPR).

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Araujo, D. C. de, & Silva, P. V. B. da. (2020). Contribuições dos estudos críticos sobre relações étnico-raciais ao campo da Educação. Revista Teias, 21(62), 317–333. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49670

Edição

Seção

Raça e Cultura