“Orgulho de ser Hetero”? Disputas em torno das masculinidades em uma página do Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.49609

Palavras-chave:

cultura, representação, gênero, masculinidade.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção e a veiculação de representações de masculinidades e de feminilidades em uma página do Facebook, intitulada “Orgulho de ser Hetero”. O estudo insere-se nos campos teóricos dos Estudos Culturais e Estudos de Gênero, em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista. Para a operacionalização da pesquisa, selecionamos um conjunto de imagens e textos, a fim de explorá-los a partir dos conceitos de cultura, representação e gênero, com a intenção de discutirmos as representações de gênero que estão sendo ali veiculadas, ou seja, realizamos o exame de como elas vêm sendo nomeadas, reforçadas, re/atualizadas, tensionadas e negociadas, por meio dos sentidos que se incorporam a elas nesse contexto.

Biografia do Autor

Carin Klein, PPGEDU ULBRA

Doutora em Educação pela UFRGS. Membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da ULBRA/RS. Seus interesses direcionam-se para as temáticas de gênero, maternidade, infância, educação e políticas públicas de inclusão social.

Alison dos Santos, Bolsista voluntário PPGEDU ULBRA

Graduando em História, pela Universidade Luterana do Brasil. Bolsista voluntário de iniciação à pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil durante o período de 2017 à 2019. Atuou como estagiário na rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS, no projeto de Educação Especial e atualmente é bolsista voluntário de iniciação científica. Possui interesse nas seguintes áreas: Estudos Culturais em Educação, Estudos de Gênero, Estudos Queer e pós-estruturalismo. Interesso-me pelos modos de subjetivação, construção e produção de identidades, de gênero, de sexualidades e das relações políticas, culturais e sociais que ocorrem e são mediadas no âmbito da cibercultura.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Klein, C., & Santos, A. dos. (2021). “Orgulho de ser Hetero”? Disputas em torno das masculinidades em uma página do Facebook. Revista Teias, 22(64), 181–194. https://doi.org/10.12957/teias.2021.49609

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua