A reconfiguração da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Acre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49504

Palavras-chave:

Política de Assistência Estudantil, PNAES, Acesso e Permanência, Educação Superior, Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a reconfiguração da Política de Assistência Estudantil (PAE) na Universidade Federal do Acre (UFAC), no contexto de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), tendo como marco de referência o ano de 2013. Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Política na perspectiva de Mainardes (2006) referenciado em Ball (1994), cujas fontes primárias de análise foram documentos institucionais. Nesse estudo, os resultados são apresentados por meio do delineamento do contexto da prática. A partir das análises empreendidas, conclui-se que dois foram os elementos externos que influenciaram a reconfiguração da política de assistência estudantil na UFAC, a saber: o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e as políticas de expansão da oferta do ensino superior nas universidades públicas federais. No que refere ao elemento interno, considerado como movimento inicial do contexto da prática, tem-se a criação de um órgão executivo especifico para gestão/execução das Políticas de Assistência Estudantil, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), que passará a gerir o conjunto das ações voltadas à materialização da política de assistência estudantil na UFAC.

Biografia do Autor

Adão Rogério Xavier Silva, Universidade Federal do Acre

Professor Substituto da Universidade Federal do Acre (UFAC), vinculado ao Centro de Educação Letras e Artes (CELA), atuante na área de Fundamentos da Educação. Mestre em Educação (2019) e Licenciado em História (2014) pela Universidade Federal do Acre.

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Rede/EDUCANORTE.

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação (UERJ/PROPED). Professor da Universidade Federal do Acre vinculado ao quadro permanente de docentes no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAC.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

Xavier Silva, A. R., Carvalho, M. C. A. de, & Gonçalves, R. M. (2020). A reconfiguração da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Acre. Revista Teias, 21(61), 81–92. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49504

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia