O nível de formação dos professores da educação superior brasileira - 2010 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.49440Palavras-chave:
Docência universitária, Educação Superior, Mestrado, DoutoradoResumo
Este estudo tem como objetivo analisar o nível de formação dos professores da educação superior brasileira no período de 2010 a 2018. Para tal foi realizada pesquisa documental, em consulta às sinopses estatísticas do Censo da Educação Superior, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, e também a dados da pós-graduação, publicados pela GeoCapes, no período de 2010 a 2018. Além disso, para amparar a análise dos dados, foram consultados documentos reguladores da educação e realizada pesquisa bibliográfica, em consulta a autores que discutem a formação de professores, especialmente da educação superior. Como resultado, verificou-se o aumento do número de professores; a ampliação da formação em nível de mestrado e doutorado, especialmente no setor público, com destaque para as instituições federais; e a descentralização dos professores mais bem qualificados das regiões Sul e Sudeste do país.
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