O nível de formação dos professores da educação superior brasileira - 2010 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.49440

Palavras-chave:

Docência universitária, Educação Superior, Mestrado, Doutorado

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o nível de formação dos professores da educação superior brasileira no período de 2010 a 2018. Para tal foi realizada pesquisa documental, em consulta às sinopses estatísticas do Censo da Educação Superior, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, e também a dados da pós-graduação, publicados pela GeoCapes, no período de 2010 a 2018. Além disso, para amparar a análise dos dados, foram consultados documentos reguladores da educação e realizada pesquisa bibliográfica, em consulta a autores que discutem a formação de professores, especialmente da educação superior. Como resultado, verificou-se o aumento do número de professores; a ampliação da formação em nível de mestrado e doutorado, especialmente no setor público, com destaque para as instituições federais; e a descentralização dos professores mais bem qualificados das regiões Sul e Sudeste do país. 

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF) (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009).

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Publicado

07-05-2021

Como Citar

Rosa, C. de M. (2021). O nível de formação dos professores da educação superior brasileira - 2010 a 2018. Revista Teias, 22(65), 252–266. https://doi.org/10.12957/teias.2021.49440