A prática dos exergames no contexto da saúde mental: cartografando processos de acoplamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49412

Palavras-chave:

sofrimento psíquico, videogames, educação, exercício físico, acoplamento

Resumo

Esse estudo teve por objetivo verificar como se dá o acoplamento sujeito-máquina na interação de pessoas em sofrimento psíquico com os exergames. Para tal, a pesquisa foi norteada pelo método qualitativo, com a abordagem da pesquisa-intervenção. Foram realizadas oficinas com a participação de usuários de um CAPS de Maceió. Para registro dos dados produzidos foram utilizados a observação participante, a filmagem e o registro em diário de campo, analisados ao modo cartográfico. Ficou constatado que a organização estrutural do jogador se modificava ao passo que novas perturbações fossem sendo implementadas com novos jogos, desencadeando novos acoplamentos. Assim, surgiram novas modulações do acoplamento dos jogadores com os exergames, de modo a atender às novas demandas geradas. Ademais, os efeitos desencadeados guiavam o olhar para a descoberta de outras possibilidades de interação. Dessa forma, consideramos as oficinas de exergames como práticas de expressão corporal com potencialidades ao cuidado no âmbito da saúde mental.

Biografia do Autor

Adilson Rocha Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas - SEDUC/AL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, jogos, jogos digitais, exergames, saúde mental e inclusão. Estuda a implementação das Tecnologias Digitais nas interfaces da Educação e da Saúde, com ênfase nos temas: jogos digitais, exergames, educação, saúde e saúde mental. Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Ética e Educação (UFAL) e do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (UFAL).

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Minha formação é na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais. Possuo graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996), Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente sou professora Associado II da UFAL, estando lotada no Centro de Educação, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFAL e editora da Revista Debates em Educação.Sou profressora e orientadora no PPGE-UFAL e PPGCTI-UFERSA. Atualmente, estou em PosDoc no PPGFHC. Tenho experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, processo de subjetivação, tecnologias digitais, informática na educação. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Ética e Educação (UFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (UFAL).

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Ferreira, A. R., & Francisco, D. J. (2020). A prática dos exergames no contexto da saúde mental: cartografando processos de acoplamentos. Revista Teias, 21, 74–87. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49412

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua