Formação pedagógica nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia: considerações à luz da Teoria da Argumentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49326

Palavras-chave:

Formação docente, Formação pedagógica, Pedagogia, Teoria da Argumentação.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o jogo argumentativo relativo à formação pedagógica implícito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. A análise foi desenvolvida a partir do Parecer CNE/CP nº 5 (BRASIL, 2005), que deu origem à Resolução CNE/CP nº 1, publicada em 2006, a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, Licenciatura. A pesquisa, de cunho qualitativo, segue uma tradição interpretativa, tendo sido norteada pela Teoria da Argumentação, proposta por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, por possibilitar uma investigação com base no discurso a partir da intenção do locutor de persuadir seu auditório. O documento foi analisado com base no Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA), desenvolvido por Monica Rabello de Castro e Janete Bolite-Frant, que busca explicar os momentos de negociação dos interlocutores, evidenciando como suas hipóteses se ligam às teses por eles defendidas, tendo como base uma situação controversa, nem sempre explícita em suas interações. Ao destacar o discurso persuasivo inscrito no material analisado, identificou-se que, embora algumas tentativas de mudança tenham surgido ao longo dos anos, o curso de Pedagogia ainda se encontra arraigado a suas origens históricas, sendo a formação docente inicial considerada insuficiente para o exercício da docência, necessitando de formação continuada e de práticas que supram as necessidades apontadas na área de atuação profissional.

Biografia do Autor

Clara Corrêa Costa, UNESA / CPII

Doutora em Educação (2019) pela UNESA, Mestre em Educação (2015) pela UNESA, Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Novas Tecnologias (2013) e em Tradução (2012) pela UGF e Licenciada em Letras (2008) pela UNESA. Professora efetiva do Colégio Pedro II desde 2014. Integrante do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Formação Docente, Formação Pedagógica e Educação Matemática.

Helenice Maia Gonçalves, UNESA

Possui Pós-Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e Pós-Doutorado em Representações Sociais, Subjetividade e Educação pela Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (2011). Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Dificuldades de Aprendizagem (IPSP-RJ) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora adjunta nível VI no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação - e na Graduação em Pedagogia da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, integrando o Núcleo Docente Estruturante (NDE). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESA. Foi Coordenadora Acadêmica dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nesta Instituição entre 2006 e 2008. Lecionou em cursos de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação lato sensu na Escola Superior de Guerra (ESG), Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), UNESA, UERJ, UCB, USS, FIC, entre outras instituições. Prestou consultoria ad hoc em Avaliação (MEC, Prefeitura do Rio de Janeiro, Fundação Roberto Marinho, Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas, WWF, Raytheon do Brasil, Fundação Odebrecht). Integrou a Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Gestão Escolar entre 2004 e 2007 e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Atualmente integra as Comissões Científicas da Jornada Internacional em Representações Sociais (JIRS), Conferência Nacional de Representações Sociais (CBRS), Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Simpósio Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente, Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd Sudest),Simpósio de Excelência e Tecnologia (SEGeT) e Seminário de Pesquisa da Estácio e Jornada de Iniciação Científica da Unesa. É consultora ad doc da FAPEMA, IFRJ-IBICT Prociência. É editora da REvista Educação e Cultura Contemporânea (PPGE-UNESA) e parecerista ad doc da Revistra Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Ensaio, Educação e Cultura Contemporânea, Reflexão e Ação, Estudos em Psicologia, Meta: Avaliação e Aprender, Em aberto e Revista da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em representações sociais, formação de professores, trabalho docente, educação inclusiva, avaliação, ética.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Costa, C. C., & Gonçalves, H. M. (2020). Formação pedagógica nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia: considerações à luz da Teoria da Argumentação. Revista Teias, 21(62), 404–420. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49326

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua