ARTEFATOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS: possibilidades para a cibercultura

Autores

  • Dirce Aparecida Moraes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Cláudia Maria de Lima Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Campus de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48649

Palavras-chave:

aprendizagem de conceitos, artefatos digitais, teoria da cognição distribuída

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que buscou investigar as contribuições do uso dos artefatos digitais na aprendizagem de conceitos junto a um grupo de estudantes do primeiro ano do curso Pedagogia de uma instituição pública do interior do Paraná. Para tanto, a pesquisa se constitui como do tipo descritivo, sendo conduzida à luz da teoria da cognição distribuída. Os dados foram coletados por meio da observação participante, da análise documental e de um questionário e examinados com base na análise de conteúdo. Os resultados elucidam a interação, a aprendizagem diferenciada e a colaboração como contribuições para a aprendizagem no contexto da cibercultura, bem como revelam que a oportunidade de vivenciar novas experiências didáticas com artefatos digitais na aprendizagem e na formação de conceitos ocorre quando estes atuam como instrumentos mediadores.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

Moraes, D. A., & Lima, C. M. de. (2020). ARTEFATOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS: possibilidades para a cibercultura. Revista Teias, 21(60), 242–254. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48649