APENAS TRÊS FOTOGRAFIAS COTIDIANAS

Autores

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48636

Palavras-chave:

vida cotidiana, fotografia, liberdade

Resumo

O artigo apresenta estudo que aborda, enquanto tema, a interface entre fotografia e vida cotidiana. O objetivo é buscar aproximações entre contribuições oferecidas por Roland Barthes e José de Souza Martins no que se refere à produção e uso da fotografia, e entre os delineamentos teóricos de Michel de Certeau e Henri Lefebvre, em relação à vida cotidiana. O método empregado foi a pesquisa bibliográfica, em concordância com orientações metodológicas e epistemológicas da faiscação. O artigo inicia por brevíssima introdução, seguida de seção dedicada à exposição do referencial teórico. A segunda seção trata da mostra e discussão de três imagens provenientes da vida cotidiana e precede a conclusão do texto. Os resultados e conclusões do estudo destacam aspectos da fotografia e da vida cotidiana associados à imprevisibilidade, criatividade, liberdade e autoria, observando usos contemporâneos da produção de imagens nas quais os cotidianos são registrados e expostos excessiva e publicamente, bem como ressaltando a relevância da fotografia que adentra um campo potente à consciência do outro.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

Lacerda, M. P. de. (2020). APENAS TRÊS FOTOGRAFIAS COTIDIANAS. Revista Teias, 21(60), 7–21. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48636

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação