Autodeclaração racial e desdobramentos educacionais na escola estadual General Azevedo Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48594

Palavras-chave:

Autoafirmação da Identidade Negra, Estudantes do ensino médio, Escola Pública.

Resumo

Este trabalho aborda questões educacionais do processo formativo relativo a autodeclaração racial dos estudantes do ensino médio da Escola Estadual General Azevedo Costa, localizada no município de Macapá-AP. O objetivo desta análise consiste em investigar como os estudantes do ensino médio se autodeclaram do ponto de vista racial. Utilizou-se como metodologia práticas pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários aos discentes, registros e anotações em atividade de campo, e a pesquisa quantitativa para auxiliar na análise dos dados. Assim, constatou-se que a autodeclaração racial é configurada de maneira complexa pelos discentes, visto que a construção da identidade negra é um processo dificultoso, permeada de tensões, com   implicações formativas e educacionais.


 

Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Universidade Federal do Amapá, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação/Ppged. Pós-doutoranda em Educação, Linha de Pesquisa: História e Memória da Educação da Universidade Federal do Amapá.

Sabrina Silva Penha, Universidade Federal do Amapá

Graduanda do curso de Relações Internacionais, na Universidade Federal do Amapá.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Videira, P. L., Penha, S. S., & Oliveira, W. V. de. (2020). Autodeclaração racial e desdobramentos educacionais na escola estadual General Azevedo Costa. Revista Teias, 21(62), 186–202. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48594

Edição

Seção

Raça e Cultura