Da janela lateral... construções etnográficas em um currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.47141

Palavras-chave:

Currículo, Metodologias pós-críticas, cultura.

Resumo

Neste artigo apresentamos as tessituras da produção de saberes a partir do escopo de possibilidades que a etnografia pós-crítica nos oferece. Transitar pelo campo epistemológico da pesquisa que se propõe metodologicamente a interseccionar currículos escolares e culturas implica considerar os diferentes significados torrencialmente produzidos em uma instância que é puro movimento. É ver-se como pesquisador/a do múltiplo, do mutável, do inconstante, do não-fixo, do ficcional. É estar atento/a às brechas, aos escapes, às rasuras, e aí aproveitá-los como única possibilidade de pensar o não pensado.

Biografia do Autor

Lynna Gabriella Silva Unger, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Licenciada em Ciências Biológicas e mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Diversidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica (GEPEC) da referida instituição. Desenvolve pesquisas com temáticas relativas à Currículo e práticas pedagógicas; Corpo, Gênero e os Estudos Culturais da Biologia e da Educação, com foco nas relações de poder, diferença e formação de professores. 

Lívia de Rezende Cardoso, Professora do Departamento de Educação (DEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe.

Professora do Departamento de Educação (DEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica (GEPEC) da referida instituição. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social - na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos - e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículos e Culturas (GECC) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de Educação e tem investigado infâncias, gêneros, sexualidades, corpos e dispositivos em currículos.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Unger, L. G. S., & Cardoso, L. de R. (2021). Da janela lateral. construções etnográficas em um currículo escolar. Revista Teias, 22, 270–285. https://doi.org/10.12957/teias.2021.47141