Pesquisa com formação: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.46653Palavras-chave:
Pesquisa com Formação, Formação de Professores, Materialismo Histórico-Dialético.Resumo
Este artigo resulta dos estudos teóricos preliminares de pesquisas de doutorado em andamento que se utilizaram da proposta teórico-metodológica aqui denominada pesquisa com formação. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica anterior ao desenvolvimento da ida a campo. Procedemos à análise e sistematização dos materiais selecionados, que passaram por posterior fichamento e catalogação. A análise fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico-Dialético e demonstra que as relações entre pesquisa e formação tornam o processo investigativo uma atividade intelectual que constrói o conhecimento acerca da formação do formador, objeto das pesquisas, ao mesmo tempo que transforma aqueles que dela participam como sujeitos: pesquisador e pesquisados.Downloads
Publicado
10-05-2020
Como Citar
FERNANDES FERREIRA, Isabel Cristina; FERREIRA DE LUNA, Rita Esther; BISSOLI, Michelle de Freitas. Pesquisa com formação: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 61, p. 246–257, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.46653. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/46653. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.