Pesquisa com formação: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores

Isabel Cristina Fernandes Ferreira, Rita Esther Ferreira de Luna, Michelle de Freitas Bissoli

Resumo


Este artigo resulta dos estudos teóricos preliminares de pesquisas de doutorado em andamento que se utilizaram da proposta teórico-metodológica aqui denominada pesquisa com formação. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica anterior ao desenvolvimento da ida a campo. Procedemos à análise e sistematização dos materiais selecionados, que passaram por posterior fichamento e catalogação. A análise fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico-Dialético e demonstra que as relações entre pesquisa e formação tornam o processo investigativo uma atividade intelectual que constrói o conhecimento acerca da formação do formador, objeto das pesquisas, ao mesmo tempo que transforma aqueles que dela participam como sujeitos: pesquisador e pesquisados.

Palavras-chave


Pesquisa com Formação; Formação de Professores; Materialismo Histórico-Dialético.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.46653

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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