Pesquisa com formação: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.46653

Palavras-chave:

Pesquisa com Formação, Formação de Professores, Materialismo Histórico-Dialético.

Resumo

Este artigo resulta dos estudos teóricos preliminares de pesquisas de doutorado em andamento que se utilizaram da proposta teórico-metodológica aqui denominada pesquisa com formação. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica anterior ao desenvolvimento da ida a campo. Procedemos à análise e sistematização dos materiais selecionados, que passaram por posterior fichamento e catalogação. A análise fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico-Dialético e demonstra que as relações entre pesquisa e formação tornam o processo investigativo uma atividade intelectual que constrói o conhecimento acerca da formação do formador, objeto das pesquisas, ao mesmo tempo que transforma aqueles que dela participam como sujeitos: pesquisador e pesquisados.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS RS

MESTRADO EM EDUCAÇÃO PELA Universidade Federal do Amazonas UFAM AM

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO PELA Universidade Federal do Amazonas UFAM AM

Rita Esther Ferreira de Luna, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas

Mestre e Doutora em Educação

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas

líder do grupode pesquisa Teoria Hiatórico cultural, Infância e Pedagogia

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Publicado

10-05-2020

Como Citar

Fernandes Ferreira, I. C., Ferreira de Luna, R. E., & Bissoli, M. de F. (2020). Pesquisa com formação: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores. Revista Teias, 21(61), 246–257. https://doi.org/10.12957/teias.2020.46653

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua