TECNOLOGIAS MÓVEIS E LEITURA DE MAPAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL (Séries finais)

Autores

  • Acir Mário Karwoski Doutorado em Letras - Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba, PR – Brasil. Professor Associado - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba, MG - Brasil https://orcid.org/0000-0001-6548-4243
  • Jéferson Muniz Alves Gracioli Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Tocantinópolis. https://orcid.org/0000-0002-8758-4103

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.46200

Palavras-chave:

Linguagem cartográfica, Tecnologias, Espaço geográfico.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a inserção de ferramentas digitais no ensino de cartografia na educação fundamental. Foram propostas estratégias para elaboração de práticas pedagógicas referentes aos conteúdos de Geografia para alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uberaba - MG. Para tanto, houve uma intervenção de caráter construtivo-colaborativo, com foco na abordagem qualitativa. A linguagem cartográfica é essencial para observar as transformações do espaço (CASTROGIOVANNI, 2002; CALLAI, 2005). Os resultados apontam para o reconhecimento de impactos positivos na aprendizagem dos alunos advindos das inúmeras possibilidades evocadas pelas tecnologias digitais móveis no ensino de cartografia. Notou-se, ainda, na análise dos dados, um engajamento dos alunos em realizarem pesquisas na internet, propiciando investigações para sanar questionamentos e despertando a curiosidade acerca da leitura de mapas.

Biografia do Autor

Acir Mário Karwoski, Doutorado em Letras - Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba, PR – Brasil. Professor Associado - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba, MG - Brasil

Professor Associado - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba, MG - Brasil. Departamento de Letras.

Jéferson Muniz Alves Gracioli, Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Tocantinópolis.

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar). Atualmente, é professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

Karwoski, A. M., & Gracioli, J. M. A. (2020). TECNOLOGIAS MÓVEIS E LEITURA DE MAPAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL (Séries finais). Revista Teias, 21(60), 282–295. https://doi.org/10.12957/teias.2020.46200