Demandas da avaliação da aprendizagem na Educação à Distância na perspectiva da Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.45545

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Educação a Distância, Educação Superior

Resumo

Contempla-se um rastreamento teórico da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação a Distância (EaD) na perspectiva da educação superior. Baseia-se no atual cenário brasileiro, considerando o prejuízo da emancipação dos educandos com as mudanças e mercantilização da educação, que abrevia a formação para a autonomia e, transforma seus atores em oprimidos. Objetiva compreender o cenário educativo superior que permeia a avaliação na EaD. Aponta-se a avaliação como contribuição para processos de ensino e aprendizagem na modalidade da EaD permeada por tecnologias e, semelhante à avaliação presencial, visando a autonomia dos educandos além dos conhecimentos adquiridos. A educação superior passa por mudanças e a EaD expande significativamente, pressionadas pelas características de mercado.

Biografia do Autor

Vialana Ester Salatino, Universidade de Caxias do Sul

Vialana Ester Salatino é Doutoranda em Educação na (UCS), Mestra em Educação pela (UCS), possui Especialização em Gestão e Docência do Ensino pela UNIFTEC, MBA em Gerência Empresarial pela FTEC faculdades, Especialização em Arterapia pela UCS e Graduação em PSICOLOGIA pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atua como Docente e Supervisora de Estágio no Curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, vinculada a Área de Humanidades e também na Pós-Graduação Lato Sensu, no Curso de Especialização em Arteterapia: Processos Simbólicos, onde é Docente e Orientadora de TCC. Também desenvolve a atividade de Psicóloga Ocupacional na SSI saúde (Empresa do Grupo Randon). É Life e Professional Coach e membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa. Em Psicologia Clínica exerce trabalhos de psicoterapia e aconselhamento psicológico. Atualmente é Sócia-Diretora da Allkeys Consultoria Organizacional LTDA. Encontra-se atuando no Observatório de Educação da UCS na linha de formação de professores da educação básica e no GP Forma Serra (Formação Cultural, Hermenêutica e Educação), Inserção com o projeto de pesquisa da orientadora (Profa. Dra. Andréia Morés): InovaEdu - Inovações pedagógicas e tecnológicas e suas articulações com os espaços educacionais. Inserida na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia no PPGEdu da UCS.

Andréia Morés, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha Formação de Professores, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha Universidade: Teoria e Prática. Atuou como professora substituta no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora da Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professora do quadro docente permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado. Atuou como coordenadora do Programa de Formação Pedagógica e do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial e EaD. Participante no grupo de pesquisa InovAval da UFRGS; no Observatório em Educação da UCS; e no Núcleo de Inovação e Desenvolvimento: Observatório de Docência, Inclusão e Cultura Digital (UCS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Universitária e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação pedagógica, Científica e Tecnológica, Docência, Didática, Avaliação e Educação a Distância(EaD).

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Salatino, V. E., & Morés, A. (2020). Demandas da avaliação da aprendizagem na Educação à Distância na perspectiva da Educação Superior. Revista Teias, 21, 88–100. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45545

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua