Demandas da avaliação da aprendizagem na Educação à Distância na perspectiva da Educação Superior

Vialana Ester Salatino, Andréia Morés

Resumo


Contempla-se um rastreamento teórico da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação a Distância (EaD) na perspectiva da educação superior. Baseia-se no atual cenário brasileiro, considerando o prejuízo da emancipação dos educandos com as mudanças e mercantilização da educação, que abrevia a formação para a autonomia e, transforma seus atores em oprimidos. Objetiva compreender o cenário educativo superior que permeia a avaliação na EaD. Aponta-se a avaliação como contribuição para processos de ensino e aprendizagem na modalidade da EaD permeada por tecnologias e, semelhante à avaliação presencial, visando a autonomia dos educandos além dos conhecimentos adquiridos. A educação superior passa por mudanças e a EaD expande significativamente, pressionadas pelas características de mercado.


Palavras-chave


Avaliação da Aprendizagem; Educação a Distância; Educação Superior

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.45545

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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