EDUCAÇÃO SOB CONTROLE: TENSÕES DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.45049

Palavras-chave:

Acesso, Educação Superior, Regulação

Resumo

O estudo tem por objetivo compreender como a regulação da educação incide sobre o acesso à educação superior.  Parte-se do seguinte problema: Qual o papel da regulação no controle do acesso à educação superior e aos conhecimentos culturalmente produzidos? A metodologia prioriza a análise documental e considerou as mudanças provocadas tanto por inserção quanto por omissão de diretrizes nos documentos pesquisados. Os resultados indicam que o acesso à educação superior se dá sob tensões de projetos societários, políticos e alavancados por interesses de atendimento ao mercado e que as mudanças do cenário se materializam via regulações que agem normatizando oficialmente o controle aos níveis mais elevados do conhecimento ampliando ou restringindo o referido acesso.

Biografia do Autor

Ana Claudia Ferreira Rosa, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Universidade Federal do Pará

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS),  Participou do Grupo de Estudos e Pesquisa DIALOGUS: educação, formação e humanização com Paulo Freire pela UFSM. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Coordenou os projetos de extensão: Educação em Direitos Humanos e Inclusão: pela humanização da formação docente; projeto Estreitando laços entre a teoria e a prática na formação de professores. É Membro da Associação Brasileira de Curriculo (ABdC). Participa do Grupo de Estudo Pesquisa em Educação Matemática - IFTO; do Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trbalho Docente - GESTRADO/UFPA e do  Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -GEPES/UFPA

Arlete Maria Monte de Camargo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Educação Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais na condição de professora voluntária. Orientadora de mestrado e doutorado. Integra como líder os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -GEPES/UFPA e o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente - GESTRADO/UFPA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e trabalho docente na educação básica; Currículo, formação e organização institucional e acadêmica da educação superior. Integra a Rede Universitas Br e é associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação -ANPED e Associação Nacional de Política e Administração em Educação - ANPAE

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Rosa, A. C. F., & Camargo, A. M. M. de. (2019). EDUCAÇÃO SOB CONTROLE: TENSÕES DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Teias, 20(59), 266–282. https://doi.org/10.12957/teias.2019.45049