ANÁLISE DE PROSA ENREDADA NA PESQUISA COM OS COTIDIANOS: UM JEITO DE VER O CURRÍCULO E DIZER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.44952

Palavras-chave:

Método de Análise, Pesquisa Qualitativa, Currículoformação.

Resumo

Pesquisas qualitativas se caracterizam pela interpretação de dados da vivência, experiência e subjetividade dos praticantes. Isto implica na necessidade de reelaboração de novos procedimentos metodológicos e de análise que se adequem ao cenário de complexidade que se apresenta na atualidade. Com isto, este artigo apresenta o método de Análise de Prosa Enredado (APE), delieado em uma pesquisa com os cotidianos, focada na interação e triangulação das percepções e experiências registradas e na apresentação e enredamento dos resultados. A APE, apreende o caráter multidimensional, captando os diferentes sentidos de uma experiência vivida para a compreensão dos saberesfazeres, acompanhado dos seus significados.

Biografia do Autor

Valdriano Ferreira do Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2000); Graduação em História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004); e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), (2007). Atualmente é estudante do curso de Doutorado em Educação da Universidade Estadual do Ceará. É professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino e aprendizagem, gestão democrática, ensino de ciências, currículo, formação e desenvolvimento profissional docente.

Isabel Maria de Sabino Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral pela UNB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora associada da UECE, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na UECE (2010 a 02/2014). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015-2019). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação e docência. Coordena Observatório sobre Desenvolvimento Profissional e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo OBEDUC/CAPES.

Evódio Maurício Oliveira Ramos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/Ba)

Licenciado e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa-MG (1992), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado da Bahia-BA (2002), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (2014), Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2018) e Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU-UEFS) e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura escolar e Sociedade (EDUCAS-UECE). É Professor Assistente com Dedicação Exclusiva do Departamento de Saúde - DSAU/ Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Docência Universitária. 

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

do Nascimento, V. F., Farias, I. M. de S., & Ramos, E. M. O. (2019). ANÁLISE DE PROSA ENREDADA NA PESQUISA COM OS COTIDIANOS: UM JEITO DE VER O CURRÍCULO E DIZER. Revista Teias, 20(59), 160–175. https://doi.org/10.12957/teias.2019.44952

Edição

Seção

Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo