CARTOGRAFIAS DE PESQUISA E CURRÍCULOS QUE MOVIMENTAM OS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Cláudia Santiago Zouain, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes

Resumo


Objetiva entender em que sentido a produção de imagens cinema com crianças e professores provoca composição de territórios existenciais para os currículos na Educação Infantil. Problematiza que imagens de currículos têm sido produzidas nas escolas? Usa como metodologia a pesquisa cartográfica com os cotidianos escolares de uma escola pública de Vitória/ES, ao acompanhar crianças de 5 a 6 anos, entre os anos de 2017 a 2019. Os procedimentos investigativos foram: observação participante, redes de conversações com crianças e professores, e registros em diário de campo nos quais os dados foram escritos e também gravados. Aposta que o currículo é tecido nos múltiplos enredamentos que atravessam o território escolar, para além de uma representação fixa, na composição de currículos acontecimento.


Palavras-chave


Cartografia; Currículo; Educação Infantil

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.44894

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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