CARTOGRAFIAS DE PESQUISA E CURRÍCULOS QUE MOVIMENTAM OS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.44894

Palavras-chave:

Cartografia, Currículo, Educação Infantil

Resumo

Objetiva entender em que sentido a produção de imagens cinema com crianças e professores provoca composição de territórios existenciais para os currículos na Educação Infantil. Problematiza que imagens de currículos têm sido produzidas nas escolas? Usa como metodologia a pesquisa cartográfica com os cotidianos escolares de uma escola pública de Vitória/ES, ao acompanhar crianças de 5 a 6 anos, entre os anos de 2017 a 2019. Os procedimentos investigativos foram: observação participante, redes de conversações com crianças e professores, e registros em diário de campo nos quais os dados foram escritos e também gravados. Aposta que o currículo é tecido nos múltiplos enredamentos que atravessam o território escolar, para além de uma representação fixa, na composição de currículos acontecimento.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Santiago Zouain, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGMPE/UFES, na linha de Docência e Gestão de Processos educativos. Área de concentração: Currículos, Cotidianos, Subjetividades e Formação de Professores. Atua na UFES como pesquisadora - Bolsista FAPES (2017 - atual). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vila Velha (2015). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Saberes (2018). Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq "Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores", coordenado pela professora Janete Magalhães Carvalho (UFES), "Currículos-formação em redes, Cotidianos de escolas e Direitos Humanos, coordenado pela professora Maria Regina Lopes Gomes (UVV), e "Currículos, culturas juvenis e produção de subjetividades", coordenado pelo professor Helder Januário da Silva Gomes (IFES). 

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo Cei Criarte - UFES

Doutora em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES), Mestre em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES) na linha de pesquisa "Cultura, currículo e formação de educadores". Possui Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES) e Licenciatura em Pedagogia (ISEAT). Atualmente é professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no Centro de Educação Infantil CRIARTE e professora do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES). Coordenadora do grupo de pesquisa do CNPQ Currículos, culturas juvenis e produção de subjetividades.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Zouain, A. C. S., & Gomes, L. F. R. (2019). CARTOGRAFIAS DE PESQUISA E CURRÍCULOS QUE MOVIMENTAM OS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias, 20(59), 122–138. https://doi.org/10.12957/teias.2019.44894

Edição

Seção

Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo