Programa Sala de Leitura no oeste paulista e a atuação docente: uma análise histórico-cultural

Autores

  • Homéro Ferreira Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Professor do curso de Comunicação Social http://orcid.org/0000-0002-5090-2294
  • Zizi Trevizan Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/ Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-7063-2455
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV)/ Professor do Curso de Educação Física; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/ Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-5410-2374

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.44086

Palavras-chave:

Programa Paulista Sala de Leitura, Ação Docente, Processos Histórico-culturais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a identidade profissional, a formação docente e as práticas de mediação no Programa Sala de Leitura. Foram analisados os impactos do Programa na atuação docente, em três escolas públicas de uma cidade do oeste paulista. Foi assumida a abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo estudo de caso, na perspectiva histórico-cultural bakhtiniana. A coleta dos dados centrou-se na análise documental e em entrevistas semiestruturadas com três docentes, responsáveis pela Sala de Leitura. Os resultados apontaram tanto o entusiasmo das docentes e o acesso a livros, revistas e jornais, possibilitado pelas ações de estimulação da leitura, como também as fragilidades nas condições ofertadas pelo Estado, que comprometeram a atuação mediadora dessas profissionais.

Biografia do Autor

Homéro Ferreira, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Professor do curso de Comunicação Social

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

Zizi Trevizan, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/ Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras - FCL/ Assis (SP). Professora e pesquisadora do Departamento de Literaturas de Língua Portuguesa no Mestrado e no Doutorado em Letras (FCL/UNESP), Assis (SP), até 1990. Professora aposentada pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) em Presidente Prudente (SP), em 1995. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2005/ 2013) e Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária (2001/2011) na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE , Presidente Prudente (SP). 

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV)/ Professor do Curso de Educação Física; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/ Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Marcos Vinicius Francisco é Doutor em Educação (financiamento da FAPESP)  pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Realizou um Pós-Doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

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Publicado

22-08-2020

Como Citar

Ferreira, H., Trevizan, Z., & Francisco, M. V. (2020). Programa Sala de Leitura no oeste paulista e a atuação docente: uma análise histórico-cultural. Revista Teias, 21, 45–58. https://doi.org/10.12957/teias.2020.44086

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua