Ativismo em rede e pedagogia decolonial articulados por mulheres negras no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43059

Palavras-chave:

Ativismo em rede, Pedagogia Decolonial, Mulheres negras

Resumo

Este trabalho demonstra como o ativismo em rede de mulheres negras vlogueiras no YouTube articula processos associados a uma pedagogia decolonial. A pesquisa qualitativa abrangeu o estudo de três canais de mulheres negras no YouTube, onde foram coletados dados sobre 32 vídeos publicados e sobre as demais interações que ocorreram entre elas e seguidores dos canais. A coleta de dados foi realizada através da realização de entrevistas semiestruturadas com as mesmas e da observação das atividades ocorridas nos canais. Esse ativismo produziu aprendizagens para elas e para os seguidores dos canais na perspectiva de uma pedagogia decolonial, que ocorreu particularmente ao questionarem e debaterem sobre os padrões estéticos de beleza construídos na base de uma sociedade racista e excludente.

Biografia do Autor

Tatiana Santos da Paz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atua como Professora no Instituto Federal do Ceará e é Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER). Como pesquisadora e formadora tem experiência nas áreas de Educação e Cibercultura, com ênfase nas discussões sobre ativismo em rede, autoria, tecnologias mòveis e relações étnico-raciais

Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Michigan State University, Professor Associado do Instituto UFC Virtual e professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação Social, com ênfase em cibercultura, educação on-line/EaD, novos letramentos (new literacies, multiliteracies), pesquisa etnográfica. Possui diversas publicações no exterior e no Brasil. É líder do grupo de pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER).

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

Paz, T. S. da, & Rodrigues, E. S. J. (2019). Ativismo em rede e pedagogia decolonial articulados por mulheres negras no YouTube. Revista Teias, 20(Esp), 22–39. https://doi.org/10.12957/teias.2019.43059

Edição

Seção

Educação ativista na cibercultura: experiências plurais