LIBERDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA REDE DE EDUCAÇÃO DO ACRE - OBSERVANDO O CONTEXTO LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.42745Palavras-chave:
Liberdade de Gênero, Diversidade Sexual, Rede Pública de Educação Básica do AcreResumo
O artigo apresenta discussões relativas à liberdade de gênero e a diversidade sexual no contexto das políticas educacionais, tendo como campo empírico a Rede Pública de Educação Básica do Estado do Acre. Realizaram-se visitas à Secretaria de Estado de Educação e Esporte e a nove escolas de Ensino Médio, representando todas as regionais escolares que compõem a Rede, onde foram aplicadas entrevistas semiabertas junto aos sujeitos que compõem a gestão estadual e as coordenações pedagógicas e de ensino das referidas escolas, com o objetivo de conhecer e analisar a realidade, no contexto educacional acriano, do diálogo existente sobre liberdade de gênero e diversidade sexual. Os aspectos conclusivos da pesquisa apontam que a Rede Pública de Educação Básica não se opõe à discussão acerca da inclusão do tema liberdade de gênero e diversidade sexual em seus currículos, apesar da inegável resistência paralela que há por parte de alguns setores conservadores da sociedade. Todavia faltam mecanismos legais, técnicos e principalmente pedagógicos que possibilitem a consolidação de políticas educacionais igualitárias e que combatam todo e qualquer dispositivo institucional e social de conservação de preconceitos historicamente construídos.
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