LIBERDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA REDE DE EDUCAÇÃO DO ACRE - OBSERVANDO O CONTEXTO LOCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.42745

Palavras-chave:

Liberdade de Gênero, Diversidade Sexual, Rede Pública de Educação Básica do Acre

Resumo

O artigo apresenta discussões relativas à liberdade de gênero e a diversidade sexual no contexto das políticas educacionais, tendo como campo empírico a Rede Pública de Educação Básica do Estado do Acre. Realizaram-se visitas à Secretaria de Estado de Educação e Esporte e a nove escolas de Ensino Médio, representando todas as regionais escolares que compõem a Rede, onde foram aplicadas entrevistas semiabertas junto aos sujeitos que compõem a gestão estadual e as coordenações pedagógicas e de ensino das referidas escolas, com o objetivo de conhecer e analisar a realidade, no contexto educacional acriano, do diálogo existente sobre liberdade de gênero e diversidade sexual. Os aspectos conclusivos da pesquisa apontam que a Rede Pública de Educação Básica não se opõe à discussão acerca da inclusão do tema liberdade de gênero e diversidade sexual em seus currículos, apesar da inegável resistência paralela que há por parte de alguns setores conservadores da sociedade. Todavia faltam mecanismos legais, técnicos e principalmente pedagógicos que possibilitem a consolidação de políticas educacionais igualitárias e que combatam todo e qualquer dispositivo institucional e social de conservação de preconceitos historicamente construídos.

Biografia do Autor

Paulo Victor Poncio de Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Paulo Victor Poncio de Oliveira é mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre (2017) e tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (2016). Atualmente integra o quadro de Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal do Acre atuando nas áreas de assessoramento das atividades de ensino da Pró-Reitoria de Graduação. Tem experiência em gestão estratégica com foco na Administração Pública e desenvolve estudos e pesquisas vinculadas às seguintes temáticas: Liberdade de gênero, diversidade sexual, multiculturalismo, transversalidade, linguística, semiótica, sintagmática e políticas públicas em educação.

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre - UFAC

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre PPGE/UFAC. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1992); Especialização em Currículo e Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Acre (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG na linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais: concepção, implementação e avaliação (2010).

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

de Oliveira, P. V. P., & Melo, L. de F. (2019). LIBERDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA REDE DE EDUCAÇÃO DO ACRE - OBSERVANDO O CONTEXTO LOCAL. Revista Teias, 20(57), 40–61. https://doi.org/10.12957/teias.2019.42745

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua