A categoria Práxis: elemento para se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.42487

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de professores, Práxis.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir de que maneira a práxisé compreendida e materializada no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem crítico dialética. A coleta de dados se deu pela aplicação de uma entrevista semiestruturada com professores de duas escolas do norte do Paraná. A partir da análise, verificou-se a necessidade de problematizar a formação continuada dos professores da Educação Infantil, pois, a formação inicial pode não subsidiar a compreensão da práxisenquanto possibilidade de efetivação de um trabalho que vise a aprendizagem e do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. 

Biografia do Autor

Francielle Nascimento Merett, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Docente colaboradora do departamento de educação da mesma instituição.

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina.

Docente Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Merett, F. N., & Barros, M. S. F. (2020). A categoria Práxis: elemento para se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Revista Teias, 21, 17–32. https://doi.org/10.12957/teias.2020.42487

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua