IMAGINÁRIO INFANTIL E PÓS-VERDADE: ENTRELAÇOS MIDIÁTICOS EM PERSPECTIVA DISCURSIVA E POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.42310

Palavras-chave:

Imaginário Infantil. Pós-verdade. Análise do Discurso.

Resumo

O artigo tem como córpora de análise publicações referentes à verdade e à pós-verdade que circularam no contexto midiático digital. A pesquisa analisa o entrelaço do imaginário da infância com o contexto da pós-verdade contemporânea. A produção original, um bilhete escolar, que se derivou em outras, criada por um estudante de 5 anos. Analisar-se-ão as materialidades em uma perspectiva discursiva de linha francesa com base em um questionamento da interpretação. Os resultados apontam que o imaginário infantil aproxima-se do conceito de pós-verdade, marcando uma conexão possível em uma linha discursiva entre a infância e o contexto adulto e político do cenário atual.

Biografia do Autor

Juliene da Silva Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutoranda com fomento da CAPES e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Vacaria. Membro dos grupos de pesquisa GREPEM - UNISUL e GPEI - IFSC.

Samantha Dias de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Farroupilha

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha. Doutora em Educação (UFRGS-2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Isee-2013), Mestre em Educação (Unisinos - 2008), Especialista em Psicopedagogia (UCB/RJ-2005), Especialista em Currículo e Educação Crítica Humanizadora (Unisinos-2004), Graduada em Pedagogia (Unisinos – 2002). Atualmente em estágio Pós-Doutoral no Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos sob supervisão da professora Elí T. Henn Fabris. É integrante dos Grupos de Pesquisa: Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/Unisinos) e Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Interdisciplinar (GPEI/IFSC). Possui trabalhos publicados na área de Educação, com ênfase em: Formação inicial em pedagogia, Formação de professores (práticas docentes e aprendizagens), Infâncias, Educação Infantil, Políticas públicas e Gestão Educacional.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Marques, J. da S., & Lima, S. D. de. (2019). IMAGINÁRIO INFANTIL E PÓS-VERDADE: ENTRELAÇOS MIDIÁTICOS EM PERSPECTIVA DISCURSIVA E POLÍTICA. Revista Teias, 20(59), 320–333. https://doi.org/10.12957/teias.2019.42310