EDUCAÇÃO DO CAMPO: DA AGENDA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40294

Palavras-chave:

Educação do Campo, Política Educacional, Movimentos Sociais

Resumo

Este artigo versa sobre a implementação da Educação do Campo enquanto política pública educacional e suas implicações na vida dos camponeses. A pesquisa de natureza documental dialoga com documentos normativos e autores do campo de estudo discutido como: Rosa e Caetano (2008), Ribeiro (2013) Molina, Antunes e Rocha (2014), assim como Kingdon (1995), Viana (1996) e Rua (2013). As primeiras análises revelam que a participação dos movimentos de luta pela terra foi importante para a implementação da política educacional para a Educação do Campo, desse modo trata-se de compreender a relação sociedade versus estado, a agenda política, os atores, a implementação como categorias abarcadas para visualizar a efetividade dessa política educacional.

Biografia do Autor

Edir Neves Barboza, Universidade Federal da Grande Dourados Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Docente da Licenciatura em Educação do Campo/UFGD

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP/FCT Câmpus de Presidente Presidente.

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Docente do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Presidente Prudente.

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Publicado

16-06-2019

Como Citar

Barboza, E. N., & Rinaldi, R. P. (2019). EDUCAÇÃO DO CAMPO: DA AGENDA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO. Revista Teias, 20(57), 230–246. https://doi.org/10.12957/teias.2019.40294

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua