RELAÇÃO DO PERFIL DE ERROS DE LEITURA E ESCRITA NA DISLEXIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40287

Palavras-chave:

Escrita Manual, Dislexia, Leitura

Resumo

Escolares com diagnóstico de Dislexia do Desenvolvimento apresentam sobrecarga de Memória Operacional Fonológica, ocasionando maior dificuldade em realizar as conversões fonografêmicas no momento da escrita, por isso o objetivo deste estudo foi comparar e relacionar os erros de leitura e escrita de escolares com Dislexia do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem. Foi aplicado a prova de Leitura de Palavras do PROHMELE e Escrita de Palavras do Pró-Ortografia, para realizar a comparação dos erros dos escolares. Foi possível concluir que escolares com Dislexia apresentam perfil com mais erros de erros de correspondência unívoca enquanto a comparação com os demais escolares apresenta um perfil de erros de regularidades e irregularidades ortográficas parecidos.

Biografia do Autor

Thaís Contiero Chiaramonte, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/UNESP-Marília

Fonoaudióloga. Mestre em Fonoaudiologia. Doutoranda em Educação pela FFC/UNESP-Marília.

Membro do grupo de pesquisa CNPq "Linguagem, Aprendizagem , Escolaridade" e Fonoaudióloga voluntária no Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA - FFC/UNESP-Marília

Simone Aparecida Capellini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/UNESP-Marília

Professora Adjunta do departamento de Fonoaudiologia da Univesidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" FFC/UNESP-Marília. Responsável pelo grupo de pesquisa CNPq "Linguagem, Aprendizagem , Escolaridade" e Coordenadora no Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA - FFC/UNESP-Marília

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Chiaramonte, T. C., & Capellini, S. A. (2019). RELAÇÃO DO PERFIL DE ERROS DE LEITURA E ESCRITA NA DISLEXIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Teias, 20(58), 319–329. https://doi.org/10.12957/teias.2019.40287

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua