ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39115Palavras-chave:
Formação docente. Profissionalização. Estágio. Desenvolvimento profissional. Práxis.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, no Brasil, como espaço de referência, essencialmente, para a profissionalização docente. Para tal arte, argumenta-se que o estágio é subsídio para a profissionalização docente dos futuros professores, por meio de atividades que fomentam a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de competências inerentes à docência. Nesta pesquisa, de natureza teórica, parte-se da hipótese que para o estágio se (re)afirmar como um espaço da construção da profissionalização docente exige, necessariamente, ser construído como práxis, e um movimento coletivo, associado à autonomia, condições de apreensão e socialização da profissão.
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