A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E SEUS MECANISMOS DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Amélia Maria Araújo Mesquita Universidade Federal do Pará/UFPA
  • JOSÉ RAFAEL BARBOSA RODRIGUES Universidade Federal do Pará
  • KELLY PAIXÃO DE CASTRO Universidade Federal do Pará/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.37549

Palavras-chave:

Diferenciação curricular, Políticas curriculares, Educação Inclusiva

Resumo

A educação inclusiva assenta-se no reconhecimento e valorização da diferença. Enquanto prática, pode se estruturar por meio de mecanismos de diferenciação curricular que possibilitem a todos/as acesso à educação como bem comum. Contudo, tal perspectiva vem sendo confrontada pela atual política curricular para a Educação Básica. Diante disso, este texto objetiva problematizar a política curricular para os anos iniciais do ensino fundamental, com foco no primeiro e segundo anos de escolarização, sedimentadas na Base Nacional Comum Curricular e no Programa Mais Alfabetização, produzindo inferências sobre os efeitos que estas podem trazer às práticas curriculares no contexto da inclusão.

Biografia do Autor

Amélia Maria Araújo Mesquita, Universidade Federal do Pará/UFPA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB)/UFPA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão (INCLUDERE) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação (INFANCE)

JOSÉ RAFAEL BARBOSA RODRIGUES, Universidade Federal do Pará

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão - INCLUDERE

KELLY PAIXÃO DE CASTRO, Universidade Federal do Pará/UFPA

Graduanda em Pedagogia (FACED/ICED/UFPA), bolsista de iniciação científica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão - INCLUDERE

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

Mesquita, A. M. A., RODRIGUES, J. R. B., & CASTRO, K. P. D. (2018). A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E SEUS MECANISMOS DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR. Revista Teias, 19(55), 70–88. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37549

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?