POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: De que forma, se fazem os investimentos?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.37413Palavras-chave:
Políticas de Currículo. Educação do Campo. DiscursoPolíticas de Currículo. Educação do Campo. DiscursoResumo
Este artigo discute sobre os contextos discursivos que norteiam as políticas de currículo para a Educação do Campo no município de Brejo da Madre de Deus – PE. Com base em Laclau e Mouffe (2015), analisamos os sentidos das políticas, dos currículos, da Educação do Campo, nos discursos dos docentes, buscando compreender quais são as invenções e/ ou investimentos que os docentes fazem a partir dos processos de traduções das políticas. Para tanto, realizou-se entrevistas com docentes de três escolas, de modo a entender os sentidos nas negociações e nos processos de tradução das políticas no contexto da prática. Os resultados revelam que os sentidos da Educação do Campo são instituídos a partir das demandas e dos investimentos radicais que os docentes fazem nas disputas por hegemonias nos currículos das escolas do campo.
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