Currículos e Infâncias Nômades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.37187

Palavras-chave:

Currículos, Infâncias, Nomadismo

Resumo

Trata de inquietações sobre currículos e infâncias, objetivando compreender a relação produzida entre professores e crianças e a condição de nomadismo nos contextos de aprendizagens de um Centro de Educação Infantil no município de Vitória - ES. As contribuições teórico-metodológicas são de Rolnik, Pelbart, Larrosa, Carvalho, dentre outros, pela cartografia das paisagens escolares e as redes de conversações que podem desterritorializar modos de tecer conhecimentos na escola. Conclui que os nomadismos curriculares inventados por crianças e professores ajudam a pensar a educação como experiência-sentido, pela diferença como força que entrecruza o sedentarismo e transforma aprendizagens, infâncias e docências.

Biografia do Autor

Sueli Soares da Silva Moreira, Universidade Vila Velha

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vila Velha.

Maria Riziane Costa Prates, Universidade Vila Velha

Doutora em educação, Mestrado, Especialização e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Universidade Vila Velha, na graduação em Pedagogia, Pedagoga do Núcleo de Acessibilidade (NACE-UVV), Professora do Mestrado em Segurança Pública (UVV). É professora da Educação Infantil no município da Serra, atuando na formação continuada de professores (Centro de Formação-SEDU-SERRA). Tem experiência docente em todos os níveis e modalidades da educação básica e ensino superior. Realiza Pesquisa no campo da educação, com ênfase em Currículos, Formação de professores, Produção de subjetividades, Educação inclusiva, Aprendizagem ético-estético e afetiva, Infâncias e Docências, Diversidade e Diferença.

Cândida De Nadai Ton, Universidade Vila Velha

Formada em Direito, Pós Graduação em Direito Judiciário e Mestranda em Segurança Pública na Universidade Vila Velha.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

da Silva Moreira, S. S., Costa Prates, M. R., & Ton, C. D. N. (2018). Currículos e Infâncias Nômades. Revista Teias, 19(55), 121–141. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37187

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?