<b>COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Ana Carolina Medeiros Gatto Vieira Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Adriana Varani Universidade de Campinas Docente

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36306

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Formação Continuada, Políticas de Formação

Resumo

Apresentamos uma reflexão sobre sentidos produzidos da relação entre os programas de formação continuada da rede oficial de Ensino do Estado de São Paulo e avaliação externa a partir de discursos de professores de um município deste estado.  A reflexão dos dados pode inferir que a relação entre avaliação externa e formação de professores tem prejudicado essas ações ao longo dos anos, por enfatizar as disciplinas cobradas no SARESP e priorizar as temáticas que compõem as provas, num processo de performatividade, pautando-se em Ball. Os discursos dos professores nos mostram a complexidade dos posicionamentos no cotidiano escolar e nos levam a refletir sobre as contradições existentes, entre o desejo de ter autonomia do trabalho e a aceitação de avaliações regulatórias e responsabilizadoras.

Biografia do Autor

Ana Carolina Medeiros Gatto Vieira Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Pedagoga

Coordenadoria Sociopedagógica - IFSP Câmpus Itapetininga

http://lattes.cnpq.br/5433928294320958

Mestre em Educação, pela Universidade de São Carlos, possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2009) e graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga (2003). Atualmente é Pedagoga na Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na gestão pedagógica e formação de professores e desenvolve pesquisa sobre avaliação e cotidiano escolar.

Adriana Varani, Universidade de Campinas Docente

Faculdade de EducaçãoDepartamento de Ensino e Práticas Culturaishttp://lattes.cnpq.br/2971233303849752

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e estágio realizado durante o doutorado na Universidade de Barcelona (2002). Atua como professora na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores e práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho coletivo, cotidiano escolar, práticas pedagógicas dos anos iniciais e avaliação da aprendizagem.

 

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Carvalho, A. C. M. G. V., & Varani, A. (2018). <b>COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista Teias, 19(54), 79–94. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36306

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação