A formação inicial de professores em nível médio (curso normal) e a inclusão escolar

Autores

  • Neusete Machado Rigo UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul http://orcid.org/0000-0002-0630-9864
  • Roseli Andreia Sackvil Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu. Endereço: Rua Augusto Krebs, nº 368, Vila dos Bancários, Santa Rosa, RS, Brasil.
  • Eloísa Maria Womer Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu Endereço: Rua dos Coqueiros, 518, Santa Rosa, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36295

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Práticas Pedagógicas. Inclusão escolar

Resumo

O objetivo desse estudo é refletir sobre a formação docente proporcionada pelo Curso Normal para a inclusão escolar. A metodologia possui uma abordagem qualitativa e utiliza a análise de documentos pedagógicos da escola e de relatórios das práticas pedagógicas dos alunos. Como ferramentas analíticas dos dados levantados são utilizados os conceitos de experiência (Larrosa, 2011; 2017) e de normalidade/anormalidade (Foucault, 2008). Os resultados apresentam que a visão de normalidade é referência nas reflexões dos/as alunos/as do Curso Normal em relação à inclusão das crianças com deficiências na escola comum, mas também se observa uma experiência vivida que indica possibilidades que se afastam de intenções que tendem corrigir ou normalizar o sujeito com deficiência.

Biografia do Autor

Neusete Machado Rigo, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS – campus Cerro Largo/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas/GPPPEPP/UFFS e do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão/ GPPPIN/UFFS. Doutora em Educação. Coordenadora do Projeto de Pesquisa A escola inclusiva como espaço de formação para a potencialização da inclusão social – Edital 523/UFFS/2017-PIBIC-EM/CNPq. E-mail: neuseterigo@gmail.com.

Roseli Andreia Sackvil, Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu. Endereço: Rua Augusto Krebs, nº 368, Vila dos Bancários, Santa Rosa, RS, Brasil.

Estudante do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu/ Santa Rosa/RS. Bolsista do projeto Edital 523/UFFS/2017-PIBIC-EM/CNPq. E-mail: roselisackvil@gmail.com.

Eloísa Maria Womer, Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu Endereço: Rua dos Coqueiros, 518, Santa Rosa, RS, Brasil.

Professora do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu/ Santa Rosa/RS. Pós-Graduada em Educação. Coorientadora do projeto Edital 523/UFFS/2017-PIBIC-EM/CNPq. E-mail: isawomer@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

Rigo, N. M., Sackvil, R. A., & Womer, E. M. (2018). A formação inicial de professores em nível médio (curso normal) e a inclusão escolar. Revista Teias, 19(55), 104–120. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36295

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?