<b>AS AVALIAÇÕES NACIONAIS, O CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA E A PRODUÇÃO DO ALUNO COM DISTORÇÃO IDADE X SÉRIE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36293

Palavras-chave:

Avaliação, currículo, aluno problema

Resumo

Este artigo tem a finalidade de discutir a relação entre as avaliações nacionais no Brasil com o currículo da escola básica e a produção do aluno com distorção idade x serie que, no cotidiano escolar, recebe a cunha de fracassado. Buscar-se-á, primeiramente uma abordagem genealógica da escola para evidenciá-la como uma invenção inscrita num imperativo histórico que garantiu sua emergência. Num segundo momento discute-se a avaliação como indutora do currículo e na fabricação do aluno problema a partir da pesquisa realizada em um projeto de aceleração numa escola de periferia em Belém do Pará. Os resultados apontam a necessidade de pensar alternativas às politicas homogeneizantes que negam a singularidade da pessoa humana e as possiblidades de uma educação que valorize as diferenças.

Biografia do Autor

Marcelo Ribeiro de Mesquita, PPEB/NEB/UFPA

Mestrando do Programa de pós-Graduação em currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará na linha de Currículo da Educação Básica e orientado pelo Professor Doutor Wladirson Cardoso com a pesquisa voltada para currículos em projetos de aceleração da aprendizagem a partir das ferramentas de Foucault. Possuo Graduação em pedagogia e Letras pela Universidade do Estado do Pará e especialização em Tecnologias em educação pela PUC - RIo. Atuo profissionalmente como professor de Educação Básica pela Rede municipal de Educação de Belém e como Especialista em Educação pela Rede Estadual de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS.

Wladirson Ronny da Silva Cardoso, UEPA/UFPA

Doutor em Antropologia Social [PPGA/UFPA]; Mestre em Direitos Humanos e Inclusão Social [PPGD/UFPA] e Bacharel/Licenciado em Filosofia [IFCH/UFPA]. Professor auxiliar I da Universidade do Estado do Pará [UEPA] e ex Coordenador de Interiorização do Campus XI UEPA-São Miguel do Guamá, entre 07/2013 a 12/2014. Possui experiência de ensino em diversas áreas da Filosofia, em especial da Filosofia Prática [Ética, Política, Cidadania,Teorias da Justiça e Direitos Humanos], desenvolvendo pesquisas também no campo da Antropologia da(s) Sexualidade(s) e no campo das Ciências da Educação - com destaque para a formação de professores da educação básica. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS, tendo integrado - na condição de colaborador - a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no estado Pará [OAB /PA] entre os anos de 2017 e 2018, destacando-se em atividades de pesquisa e militância pelos Projetos Diálogos de Luta e Resistência - Análise e Diagnóstico das Violências de Gênero e Homofobia presentes nas falas dxs alunxs das Escolas Públicas de Educação Básica da Cidade de Belém e Gênero, sexualidade e envelhecimento: um estudo multimétodos sobre políticas públicas em educação, saúde e direitos humanos. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Mesquita, M. R. de, & Cardoso, W. R. da S. (2018). <b>AS AVALIAÇÕES NACIONAIS, O CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA E A PRODUÇÃO DO ALUNO COM DISTORÇÃO IDADE X SÉRIE. Revista Teias, 19(54), 160–176. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36293

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação