<b>AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DO RISCO DO ANALFABETISMO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36263

Palavras-chave:

Avaliações externas em larga escala, Estudos Foucaultianos, Alfabetização.

Resumo

Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA. Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil.

Biografia do Autor

Renata Sperrhake, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Educação da UFRGS na Área de Formação Pedagógica e Linguagem. Pedagoga, mestre e doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Integrante do GPED - Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento.

Samuel Edmundo Lopez Bello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática. Doutor em Educação Matemática pela UNICAMP. Professor Associado IV da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e em Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPQ - Praktiké.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Sperrhake, R., & Bello, S. E. L. (2018). <b>AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DO RISCO DO ANALFABETISMO INFANTIL. Revista Teias, 19(54), 10–30. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36263

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação