<b>AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA): UM ESTUDO PRELIMINAR

Autores

  • Graciele Lipsuch Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO
  • Michelle Fernandes Lima

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36234

Palavras-chave:

Políticas de Avaliação da Educação Básica, Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), Política Educacional

Resumo

O artigo teve por objetivo investigar as políticas de avaliação em nível federal, priorizando a análise da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), buscando localizar a avaliação nacional no contexto das políticas neoliberais, assim como caracterizar a ANA no que se refere às suas formas e objetivos. Inicialmente apresenta o referencial teórico com a discussão sobre as políticas avaliativas no Brasil no contexto neoliberal; e em seguida, os dados quantitativos da ANA em dois municípios da Região Sudeste do Paraná. Esta avaliação interfere no direcionamento curricular e é um instrumento de regulação e controle por parte do Estado.

Biografia do Autor

Graciele Lipsuch, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Graciele Lipsuch- Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO – Campus de Prudentópolis, Paraná - Brasil.

Michelle Fernandes Lima- Pós Doutora pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO – Irati, Paraná - Brasil. Líder do grupo de pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Lipsuch, G., & Lima, M. F. (2018). <b>AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA): UM ESTUDO PRELIMINAR. Revista Teias, 19(54), 31–47. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36234

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação