<b>AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36213

Palavras-chave:

Gerencialismo, Políticas educacionais, Avaliação de desempenho educacional.

Resumo

Este artigo investiga a política educacional do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, considerando sua perspectiva neoliberal e gerencial e focando, especificamente, a sua política de avaliação de desempenho educacional. O estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica e documental e apoiou-se no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992). Constatou-se no estudo que a sua política de avaliação de desempenho educacional articula inúmeras tecnologias para promover processos de responsabilização, meritocracia e performatividade, como meios para garantir uma educação de “qualidade”.

Biografia do Autor

Sergio Andrade Moura

Possui Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2017), Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UPE (2014), Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFPE (2013), Especialização em História das Américas pela FFPG (2000) e, Graduação em HISTÓRIA pela FFPG (1999). Possui experiência na área de Educação Pública como Professor e Coordenador Educacional. Possui interesse e desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, especialmente, na área das politicas de avaliação de desempenho educacional. Participa do Grupo de Pesquisa - Psicologia Educacional, formação e infância - estudos sobre classes populares e educação pública - PEFI (UFPB/PPGE).

Angela Maria Dias Fernandes, UFPB

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1983), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1996) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Aposentada Colaboradora (Associada IV) do Departamento de Psicologia, docente credenciada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas em Educação e Psicologia Educacional investigando, principalmente, os seguintes temas: avaliação institucional, formação profissional; psicologia educacional, fracasso escolar; investigação e intervenção Institucional; educação infantil; arte e criação. No PPGE/UFPB desenvolve investigações em Políticas Educacionais voltadas para temas relacionados com avaliação em larga escala, formação docente, alfabetização e inclusão. Coordena o Grupo de Pesquisa - Psicologia Educacional, formação e infância - estudos sobre classes populares e educação pública - PEFI (UFPB/PPGE).

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Moura, S. A., & Fernandes, A. M. D. (2018). <b>AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANA. Revista Teias, 19(54), 63–78. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36213

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação