DE QUEM É O CURRÍCULO? PROBLEMATIZAÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO NÃO SOBERANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36067

Palavras-chave:

Currículo. Polícia soberana. Sociedade do espetáculo. Parresía

Resumo

O presente artigo objetiva problematizar movimentos soberanos de dogmatização do currículo e das linhas ‘parresiastas’ dos estudantes brasileiros, que impulsionam a questionar de quem é o currículo? Debate sobre os conceitos de ‘Polícia soberana’ e ‘sociedade do espetáculo’ (AGAMBEN, 2015), e ‘sujeição social e servidão maquínica’ (LAZZARATO, 2014). Para tanto, assume como metodologia o acompanhamento cartográfico dos processos políticos produzidos em escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo durante a Primavera secundarista. Como procedimentos metodológicos utiliza as imagens locais e nacionais divulgadas pela imprensa e as enunciações dos estudantes resistentes à reforma do Ensino Médio no Espírito Santo. Conclui afirmando que ao contestar o que está dado, os estudantes apontam que a escola e o currículo buscam em suas lutas e desejos a formação da existência “militante”, indagando sobre as estruturas políticas no interior das quais será capaz de afirmar a sua singularidade e a diferença.

 

Biografia do Autor

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo/ Docente

Doutora em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES), Mestre em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES) na linha de pesquisa "Cultura, currículo e formação de educadores". Possui Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES) e Licenciatura em Pedagogia (ISEAT). Atualmente é professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no Centro de Educação Infantil CRIARTE e professora do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES). Coordenadora do grupo de pesquisa do CNPQ Currículos, culturas juvenis e produção de subjetividades.

Helder Januário da Silva Gomes, Instituto Federal do Espírito Santo/ Docente

MESTRADO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (2012), pela Faculdade Unida. Atualmente é professor de geografia do INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Líder do grupo de pesquisa "Currículos, culturas juvenis e produção de subjetividades" (CNPq). Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Pós- Graduado em GEOGRAFIA HUMANA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO (2001), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

Gomes, L. F. R., & Gomes, H. J. da S. (2018). DE QUEM É O CURRÍCULO? PROBLEMATIZAÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO NÃO SOBERANA. Revista Teias, 19(55), 14–34. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36067

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?