<b>TENSIONANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.35672

Palavras-chave:

Avaliação, Currículo, Educação Infantil

Resumo

Este artigo problematiza diferentes concepções de infância, ensino e aprendizagem, currículos e práticas de avaliação que se movem e se confrontam no cotidiano escolar. Pretendemos refletir sobre estes confrontos e suas implicações para pensar a educação das crianças desde a Educação Infantil. Há alguns anos, trabalhando na formação de professoras para o Ensino Fundamental e Educação Infantil, acompanhando as políticas públicas para diferentes redes no Estado do Rio de Janeiro, observamos como ainda se faz necessária a discussão sobre os currículos propostos para a educação das infâncias, como algumas concepções conteudistas e meritocráticas estabelecem-se como hegemônicas, transformando a escola em uma corrida de obstáculos.

Biografia do Autor

Cristiana Callai, Universidade Federal Fluminense - UFF

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Universidade Federal Fluminense - UFF

 

Andréa Serpa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Universidade Federal Fluminense - UFF

 

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Callai, C., & Serpa, A. (2018). <b>TENSIONANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias, 19(54), 148–159. https://doi.org/10.12957/teias.2018.35672

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação