INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: análise do Projeto Professor Diretor de Turma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.35624

Palavras-chave:

Projeto Professor Diretor de Turma, Interdisciplinaridade, Contexto

Resumo

Este artigo busca analisar como o Projeto Professor Diretor de Turma aborda a interdisciplinaridade no contexto escolar a partir dos seus documentos oficiais e de entrevistas realizadas com Professores Diretores de Turma. O método utilizado é o da análise bibliográfica, documental e de entrevistas, no qual o folder de apresentação do referido projeto, o Manual de Orientações das Ações do Professor Diretor de Turma e a opinião dos professores participantes do projeto serão fontes para entender como a interdisciplinaridade é desenvolvida nesses documentos e suas relações com o(s) contexto(s) da instituição em que está inserida. O artigo está dividido em três etapas; na introdução constará uma abordagem sobre a interdisciplinaridade no contexto escolar, em seguida analisaremos a interdisciplinaridade no PPDT e, por fim, as conclusões do artigo. Como referencial teórico, utilizamos autores como Veiga-Neto (1996) para definir o que é interdisciplinaridade, os conceitos de Lopes; Macedo (2011) sobre interdisciplinaridade e hibridismo, Silva (2005) para as discussões sobre a interdisciplinaridade no currículo e Ball; Maguire; Braun (2016) para as definições sobre dimensões de contexto.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Professor Adjunto II UERN. Doutor em Educação (UFPB). Mestre em História (UFRJ). Graduado em História (UECE).

Brena Kesia Costa Pereira, UERN

Mestranda no Programa de Pós-graduação - stricto sensu em Ensino, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), oferecido em associação ampla pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Letras – licenciatura em Língua Inglesa pela UERN

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Santos, J. M. C. T., & Pereira, B. K. C. (2019). INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: análise do Projeto Professor Diretor de Turma. Revista Teias, 20(56), 475–490. https://doi.org/10.12957/teias.2019.35624