<b>DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE

Autores

  • Laura Bauermann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Jair Felipe Bonatto Umann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34498

Palavras-chave:

Dança popular, Corpo, Educação.

Resumo

O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique que acontece na cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, pesquisou-se como esta prática pode resultar na expressão de movimentos que são gerados pela forma como cada sujeito organiza-se frente às referências do Maçambique que são acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Laura Bauermann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda do programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade católica do rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela PUCRS. Licenciada em Dança pela UFRGS.

Jair Felipe Bonatto Umann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul desde 2016/1

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Bauermann, L., & Umann, J. F. B. (2018). <b>DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE. Revista Teias, 19(54), 382–395. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34498

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua