DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE

Laura Bauermann, Jair Felipe Bonatto Umann

Resumo


O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique que acontece na cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, pesquisou-se como esta prática pode resultar na expressão de movimentos que são gerados pela forma como cada sujeito organiza-se frente às referências do Maçambique que são acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem.

Palavras-chave


Dança popular; Corpo; Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34498

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional