DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE
Resumo
O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique que acontece na cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, pesquisou-se como esta prática pode resultar na expressão de movimentos que são gerados pela forma como cada sujeito organiza-se frente às referências do Maçambique que são acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem.
Palavras-chave
Dança popular; Corpo; Educação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34498
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias