<b>COMPREENDENDO A CULTURA SURDA POR MEIO DA IMAGEM: A ARTE SURDA EM QUESTÃO</b>

Autores

  • Mayara bataglin Raugust Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34148

Palavras-chave:

Cultura Surda, Arte Surda, Dispositivo

Resumo

O artigo pretende problematizar diferentes formas de constituir a cultura surda para além dos locais institucionalizados, por meio de um dos artefatos que a compõem: a arte surda. Esta, compreendida como dispositivo pedagógico produtor de novas formas de conceber a cultura surda. Para tanto, a pesquisa contou com entrevista presencial de três artistas surdos de diferentes regiões brasileiras, a fim de investigar as formas de produzir a cultura surda por meio de sua arte. O referencial teórico da pesquisa é composto pelo conceito de dispositivo, (FOUCAULT, 1979), de cultura (HALL, 1997); e de cultura surda (GOMES, 2011). Conclui-se que a cultura surda foi e é significada pelos artistas surdos de diferentes formas, pois casa um a compreende e a expressa de formas particulares.

Palavras-chave: Cultura Surda. Arte Surda. Dispositivo.

Biografia do Autor

Mayara bataglin Raugust, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente da área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Endereço: Rua Olegário Mariano, 231/48, Três Vendas, Pelotas – RS, cep: 96065-390. E-mail: maybataglin@hotmail.com.

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

Raugust, M. bataglin. (2018). <b>COMPREENDENDO A CULTURA SURDA POR MEIO DA IMAGEM: A ARTE SURDA EM QUESTÃO</b>. Revista Teias, 19(53), 20–35. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34148

Edição

Seção

Imagens e sons para além das escolas