ALDEIA-ESCOLA DO POVO INDÍGENA ZORÓ: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA ESCOLA

Autores

  • Patrícia Dias Secretaria Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC/MT)
  • Darci Secchi

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34139

Palavras-chave:

Educação. Educação escolar indígena intercultural. Povo Indígena Zoró.

Resumo

O texto apresenta reflexões a respeito da concepção de educação que vai além dos espaços hegemônicos de propagação dos conhecimentos estabelecidos pela racionalidade científica, rígida, unificadora, produtora de assimetrias. Apoia-se em dados de pesquisas, na observação de campo e em narrativas de professores e lideranças indígenas Zoró. Conclui-se que o modo de fazer educação do povo Indígena Zoró, ainda que existam desafios, supõe uma maneira singular de pensar a educação ao desafiar a lógica da modernidade e incorporar outros saberes e modos de ser e de viver no contexto escolar e ao inserir outros espaços no processo de ensino e aprendizagem, ações que vão produzindo autonomia e ressignificações dentro e fora da escola.

Biografia do Autor

Patrícia Dias, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC/MT)

Professora da Secretaria Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso. Mestre em educação pela Universidade FEderal de Mato Grosso (UFMT).

Darci Secchi

Doutor em Antropologia. Professor titular do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

Dias, P., & Secchi, D. (2018). ALDEIA-ESCOLA DO POVO INDÍGENA ZORÓ: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA ESCOLA. Revista Teias, 19(55), 340–353. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34139