#DIFERENÇA: CLICAR, POSTAR E COMPARTILHAR

Autores

  • CRISTIANO SANT'ANNA DE MEDEIROS Proped/UERJ - Secretaria de Estado de Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.34137

Palavras-chave:

Imagens, Facebook, Sociedade do compartilhamento

Resumo

Esse artigo, partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, entrelaçado com as redes sociais da internet, apresenta uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo pensar com imagens compartilhadas por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, as noções de diferença tecidas com essa prática em suas articulações com as narrativas que engendraram. As imagens foram compartilhadas na rede social da internet Facebook, em  grupos criados para este fim, denominados #Diferença e que operaram como dispositivo de pesquisa num contexto que enunciamos como “sociedade do compartilhamento”. As imagens, acompanhadas de suas narrativas/análises, nos deram pistas para pensar nos múltiplos atravessamentos e bricolagens entre imagens e ideias de diferença que são criadas e circulam nas múltiplas redes educativas, proporcionando assim diferentes espaços de debate e aprendizagem.

Biografia do Autor

CRISTIANO SANT'ANNA DE MEDEIROS, Proped/UERJ - Secretaria de Estado de Educação

Doutor pelo Proped/UERJ – Brasil. Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Narrativas Audiovisuais e Diferença e Kékeré (CNPQ), Professor Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

DE MEDEIROS, C. S. (2019). #DIFERENÇA: CLICAR, POSTAR E COMPARTILHAR. Revista Teias, 20(57), 95–108. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34137

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua