O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS - REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34081

Palavras-chave:

Símbolos. Poder da comunicação. Educação.

Resumo

O estudo de perspectiva hermenêutica e dialética aborda o poder de persuasão de imagens e símbolos na produção da identidade social, tomando como base o uso da suástica pelo regime nazista de Hitler. A propaganda nazista simbolizada nas distorções da suástica e no poder do convencimento cumpre funções irracionais de manipulação coletiva travestidas de racionalidade. No texto, apresentamos aspectos da historicidade do símbolo como necessário à compreensão do ser, da cultura e das inter-relações humanas no mundo da vida, para renovar as dimensões pedagógicas, ontológicas e psicológicas. Por fim, problematizamos o poder engenhoso de persuasão dos mecanismos da cultura contemporânea com capacidade de provocar espanto e emoções empáticas para o movimento de alienação social e/ou humanização.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Mestrando em Educação na Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Bolsista CAPES/PROSUC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/UNILASALLE. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/CNPq.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS - REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS. Revista Teias, 19(55), 227–243. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34081