O periódico Teias como espaço de produção no campo da educação, currículo e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.33464Palavras-chave:
Diferença. Docência. Currículo.Resumo
Analisa práticas discursivas do periódico Teias, organizado em forma de dossiê pela Associação Brasileira de Currículo, entre 2013 e 2016. Identifica as temáticas dos artigos, autores e filiação institucional, conceitos, abordagem teórico-epistemológica, metodológica e autores referenciados. Utiliza, como metodologia, a análise da discursividade a partir do mapeamento cartográfico-discursivo. Aponta o eixo de produção na Região Sudeste e a predominância de trabalhos fundamentados nas Teorias Crítica e Pós-Crítica, discutindo as relações entre a abordagem metodológica e a epistemológica. Destaca Freire e Foucault como os autores mais referenciados. Ressalta a necessidade da emergência de outros possíveis eixos temáticos, para que as diferenças que caracterizam as práticas discursivas no campo curricular sejam contempladas.
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