O periódico Teias como espaço de produção no campo da educação, currículo e formação docente

Autores

  • Terezinha Maria Schuchter Centro de Educação da Universidade ederal do Espírito Santo
  • Juliana Paoliello Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nilcea Elias Rodrigues Moreira Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.33464

Palavras-chave:

Diferença. Docência. Currículo.

Resumo

Analisa práticas discursivas do periódico Teias, organizado em forma de dossiê pela Associação Brasileira de Currículo, entre 2013 e 2016. Identifica as temáticas dos artigos, autores e filiação institucional, conceitos, abordagem teórico-epistemológica, metodológica e autores referenciados. Utiliza, como metodologia, a análise da discursividade a partir do mapeamento cartográfico-discursivo.  Aponta o eixo de produção na Região Sudeste e a predominância de trabalhos fundamentados nas Teorias Crítica e Pós-Crítica, discutindo as relações entre a abordagem metodológica e a epistemológica.  Destaca Freire e Foucault como os autores mais referenciados. Ressalta a necessidade da emergência de outros possíveis eixos temáticos, para que as diferenças que caracterizam as práticas discursivas no campo curricular sejam contempladas.

Biografia do Autor

Terezinha Maria Schuchter, Centro de Educação da Universidade ederal do Espírito Santo

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Juliana Paoliello, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Nilcea Elias Rodrigues Moreira, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Schuchter, T. M., Paoliello, J., & Moreira, N. E. R. (2019). O periódico Teias como espaço de produção no campo da educação, currículo e formação docente. Revista Teias, 20(56), 322–345. https://doi.org/10.12957/teias.2019.33464