PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33408

Palavras-chave:

Educação, Maternidade, Políticas Públicas.

Resumo

Este trabalho analisa uma política pública, voltada para a promoção de uma Primeira Infância Melhor (PIM), compreendendo-a como uma instância pedagógica que se propõe a educar mulheres, no sentido de instituir formas de exercer a maternidade. A pesquisa inscreve-se nos campos dos estudos de gênero e dos estudos foucaultianos, e o material empírico, examinado na perspectiva da análise de discurso, foi produzido em um trabalho de campo de caráter etnográfico, realizado no município de Canoas (RS). Interessa-nos indicar a articulação que se faz entre determinadas formas de exercício da maternidade, vulnerabilidade social e políticas públicas, pois é nessa conexão que as mulheres são posicionadas como agentes centrais e chamadas a se responsabilizar, por meio do exercício/delimitação de funções maternas, pela promoção de ações em torno do desenvolvimento integral das crianças.

Biografia do Autor

Carin Klein, PPGEDU ULBRA

Doutora em Educação pela UFRGS. Membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da ULBRA/RS. Seus interesses direcionam-se para as temáticas de gênero, maternidade, infância, educação e políticas públicas de inclusão social.

Dagmar Estermann Meyer, PPGEDU UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora colaboradora convidada no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE) e pesquisadora com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

Klein, C., & Meyer, D. E. (2018). PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR/RS. Revista Teias, 19(55), 211–226. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33408