Mídia e educação: os endereçamentos do filme “Barbie escola de princesas”

Autores

  • Michely Calciolari Souza Professora da Rede Particular de Ensino da cidade de Maringá/PR.
  • Teresa Kazuko Teruya Aposentada pela UEM desde junho de 2015. Avaliadora de Cursos de Graduação do Ensino Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, INEP/MEC, desde 2002. É bolsista pesquisadora sênior da Fundação Araucária e atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33301

Palavras-chave:

Educação. Estudos Culturais. Mídia. Gênero.

Resumo

Este artigo objetiva identificar quais as pedagogias culturais representadas no filme Barbie Escola de Princesas, protagonizado pela boneca Barbie. Com base na metodologia dos Modos de Endereçamento e nos estudos de Educação, Mídia e Gênero e na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de professores, buscamos responder a seguinte questão: Quais as pedagogias culturais representadas no filme Barbie Escola de Princesas, que oferece modos de agir às meninas? As conclusões indicam que as pedagogias culturais presentes no filme enfatizam o consumo de produtos e de modelos de feminilidade. Tais endereçamentos e pedagogias culturais, também podem ser encontrados em sala de aula, na relação de alunos/as e professores/as.

Biografia do Autor

Michely Calciolari Souza, Professora da Rede Particular de Ensino da cidade de Maringá/PR.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2014/2016, sob a orientação da Profª. Drª. Teresa Kazuko Teruya. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2010/2013. Pesquisa na linha de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, trabalhando a construção das identidades de meninos e meninas na infância. Desde 2016 atua como professora da Educação Infantil na Rede Particular de Ensino da cidade de Maringá. Contato: michely_calciolari@hotmail.com, fone/; (44)99919-3868.

Teresa Kazuko Teruya, Aposentada pela UEM desde junho de 2015. Avaliadora de Cursos de Graduação do Ensino Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, INEP/MEC, desde 2002. É bolsista pesquisadora sênior da Fundação Araucária e atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília/SP. (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins - FAL (1996), mestrado (1995) e doutorado em Educação (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília/SP., pós-doutorado pela Universidade de Brasilia-UnB/DF (2010). Aposentada pela UEM desde junho de 2015. Avaliadora de Cursos de Graduação do Ensino Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, INEP/MEC, desde 2002. É bolsista pesquisadora sênior da Fundação Araucária e atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, mídia na educação e estudos culturais com enfase nas minorias culturais. Website: nt5.net.br

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

Souza, M. C., & Teruya, T. K. (2018). Mídia e educação: os endereçamentos do filme “Barbie escola de princesas”. Revista Teias, 19(55), 300–314. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33301