A construção da imagem do diabo na literatura infantil: uma leitura do conto "O bom diabo", de Monteiro Lobato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33183

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Discurso Religioso, Cultura Brasileira, Monteiro Lobato

Resumo

Na obra Contos da Tia Nastácia, publicada em 1937, uma antologia de historietas populares narradas pela personagem título a pedido de Pedrinho e da boneca Emília, podemos observar o entrecruzamento dos discursos religioso e folclórico, científico e popular. Nesse livro, a criada negra desfia os contos populares aos moradores do sítio, os quais, com postura crítica e interpelativa, tornam cada vez mais tensa a relação discursiva das histórias populares ouvidas. Ao resgatar folclores e crenças, Lobato procura desmitificá-los. Assim, no conto “O bom diabo”, o amansar da maldade e a relativização da bondade se compenetram a partir da simetria entre São Miguel e o Diabo, levando-nos a pensar em que medida esses sentimentos constituem o ser humano e a sociedade ocidental. Buscaremos, portanto, mostrar como se constituem os discursos religioso e folclórico na história infantil “O bom diabo”, de Monteiro Lobato. Para isso, refletiremos sobre a formação da literatura infantil e sobre a construção do imaginário da figura do diabo na cultura ocidental.

Biografia do Autor

Yvonélio Nery Ferreira, Universidade Federal do Acre

Professor Adjunto II da área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras, Campus de Cruzeiro do Sul e do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (mestrado), da Universidade Federal do Acre, Campus de Rio Branco.

Marília Simari Crozara, Universidade Federal de Uberlândia.

Doutoranda em Estudos Literários – Programa de Pós-graduação em Estudos
Literários: Mestrado e doutorado, da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Ferreira, Y. N., & Crozara, M. S. (2018). A construção da imagem do diabo na literatura infantil: uma leitura do conto "O bom diabo", de Monteiro Lobato. Revista Teias, 19(52), 274–287. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33183